...
banner viagem itapema
Coronavírus

Com novo aumento expressivo, MS perde posto de menor número de casos confirmados de coronavírus do País

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, falou sobre o número de internações e do comprometimento de leitos, principalmente na Capital, que é considerada hoje o epicentro da doença.

23/07/2020 15h28
Por: Redação, Rodrigo Rodrigues
Fonte: Ana Brito, Subcom
Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

Mato Grosso do Sul perdeu o posto de menor número de casos confirmados de coronavírus do País. Agora, o Estado está na 25ª posição, ficando acima dos estados de Tocantins e do Acre. A situação é motivo de preocupação, considerando que são 19.671 casos confirmados, com aumento de 6.506 exames em apenas um dia.

Além deste alerta, durante a live desta quinta-feira (23.07), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, falou sobre o número de internações e do comprometimento de leitos, principalmente na Capital, que é considerada hoje o epicentro da doença. “O município de Campo Grande interna campo-grandenses.  De cada 10 pacientes internados por Covid-19 na Capital, apenas 1 é do interior”.

Segundo o boletim epidemiológico de hoje, dos 234 leitos UTI SUS ofertados para a macrorregião de Campo Grande, 91% estão ocupados. 

Mato Grosso do Sul registrou nove óbitos por coronavírus, totalizando 266 vítimas fatais da doença. Campo Grande é o município com maior número de mortes: 81 pessoas.

 Evolução da doença no Estado

O Estado possui 19.671 casos confirmados da doença. Até o momento, são 386 internados, sendo que cinco são de outros Estados. Deste total, 212 estão em leitos clínicos e 179 em leitos de UTI.

Os dados publicados desde 19 de maio têm como fonte de dados o sistema de informações oficiais Sivep Gripe e E-SUS VE, alimentado pelos municípios. Eles estão sujeitos a alterações.

Os casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e coronavírus. O laboratório realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24 a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

Acompanhe os boletins periódicos no link: http://www.vs.saude.ms.gov.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.