Bombeiros retiram enxame de abelha em depósito de empresa em Nova Alvorada do Sul

As abelhas europa se alojaram dentro do depósito do posto de combustível, trazendo risco aos funcionários da empresa.

Por Rodrigo Rodrigues 04/04/2018 - 23:28 hs

O Corpo de Bombeiros de Nova Alvorada do sul realizou na noite desta quarta-feira (04) a retirada de uma colmeia de abelhas que havia se alojado em depósito de um posto de combustível no município de Nova Alvorada do sul.

O enxame de abelhas da espécie Europa (Apis mellifera mellifera), havia se alojado e criado colmeia dentro do depósito de mercadoria do Posto de Combustível Jumbo e estava oferecendo risco aos funcionários que têm acesso ao depósito.

Com medo de um possível ataque, funcionários da empresa comunicaram o Corpo de Bombeiros, que diante dos fatos realizou uma vistoria no local, e constatando o perigo eminente que as abelhas estavam oferecendo às pessoas que circulam no local os militares decidiram realizar o extermínio da colmeia.

Conforme informou o Corpo de Bombeiros, as abelhas foram retiradas pelos militares, que usaram roupas de apicultor, pois apresentavam risco de ataque aos trabalhadores, para pessoas alérgicas o veneno da abelha pode causar complicações e até ocasionar a morte, os militares realizaram o extermínio por volta das 21h de hoje.

 

Orientações

As picadas de abelha podem causar muita dor e até provocar uma reação exagerada do organismo, que causa intensa dificuldade para respirar. Isso acontece em pessoas que possuem alergia ao veneno das abelhas, ou que são picadas por muitas ao mesmo tempo.

Os sinais e sintomas que indicam uma reação alérgica exagerada são:

• Aumento da vermelhidão, coceira e inchaço no local da picada;

• Dificuldade para respirar e engolir a saliva;

• Inchaço do rosto, boca ou garganta;

• Sensação de desmaio ou tonturas.

Caso esses sintomas sejam identificados, deve-se acionar a emergência ou levar a vítima para o hospital imediatamente, já que a situação é considerada grave e pode colocar em risco a vida da pessoa.