Fígado de jovem de Rio Brilhante é transplantado em paciente de São Paulo em procedimento inédito no mundo

a receptora do fígado da jovem, foi uma engenheira de 27 anos que esta internada no hospital das Clínicas – HC- de São Paulo.

Por Redação 08/01/2018 - 20:49 hs

Fígado de jovem de Rio Brilhante é transplantado em paciente de São Paulo em procedimento inédito no mundo
Foto: Reprodução Facebook

Um procedimento de transplante de fígado inédito que se tem noticia no mundo ocorreu na semana passada, depois que a família da adolescente Franciely Ferreira de Freitas de 16 autorizou a doação de órgãos, após a confirmação de morte cerebral dela.

Fran, como era carinhosamente chamada, morreu no hospital da Vida em Dourados depois de ter sido encontrada ferida gravemente na cidade de Fátima do Sul (entenda abaixo).

De acordo com o portal G1MS, a receptora do fígado da jovem, foi uma engenheira de 27 anos que esta internada no hospital das Clínicas – HC- de São Paulo, onde trata de febre amarela, contraída durante uma visita a região de Mairiporã-SP. Segundo o último boletim médico do hospital das Clínicas, onde foi feito a cirurgia, o estado de saúde da receptora ainda é considerado grave, mas estável e ela segue em coma.

Além do fígado que foi levado para São Paulo, o rim da jovem seguiu para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o coração para Brasília e as córneas para um transplante em Campo Grande.

ESPERANÇA

Foi o primeiro transplante de fígado que se tem noticia no mundo, feito exclusivamente para tratar febre amarela. Segundo o G1MS, o transplante foi bem sucedido, mas o caso da engenheira ainda é muito grave. Ela esta em coma.

“Ainda é precoce para dizer, mas ela já saiu da situação crítica em que estava. Como nunca foi feito nenhum caso até agora no mundo, a evolução daqui para frente, com certeza, vai ser muito importante”, conta a infectologista Alice Song. Dependendo da reação da paciente, o transplante de fígado pode passar a ser adotado como uma forma de tratamento da doença.

Outras duas pessoas que contraíram a doença em São Paulo morreram na semana passada.

Adolescente de Rio Brilhante morre misteriosamente em Fátima do Sul e família autoriza doação de órgãos

Uma adolescente de 16 anos moradora no bairro Pro Moradia XIV em Rio Brilhante morreu nesta quinta-feira  (28), no hospital da Vida em Dourados depois de ser encontrada caída em avenida na cidade de Fátima do Sul a uma semana.

De acordo com informações apuradas por nossa reportagem com a tia da vítima, Franciely Ferreira de Freitas morava com os avós em Rio Brilhante e era estudante da escola Etalivio Pereira Martins. Passeava na casa da mãe e familiares em Fátima do Sul, quando foi encontrada caída próximo a uma Avenida no bairro jardim Bela Vista por volta das 14h do ultimo dia 22.

De acordo com a ocorrência policial, o Corpo de Bombeiros socorreu Franciely com graves ferimentos na cabeça.

Depois de receber atendimentos no hospital da Sias ela foi transferida para Dourados onde morreu na tarde desta quinta-feira (28). O caso ainda é um mistério para a família e para a polícia, pois não se sabe o que provocou os ferimentos na adolescente, nenhuma hipótese e descartada, ate mesmo homicídio.

A família da jovem autorizou a captação de órgãos para doação. O procedimento ocorrer em Dourados nesta tarde de sexta-feira. Depois o corpo será levado para velório em Fátima do sul.

O secretario de saúde de Dourados Dr. Renato Vidigal postou a seguinte mensagem em seu perfil do Facebook na tarde desta sexta-feira (29). ”Peço a torcida e fé de todos…Estamos como uma captação de órgãos em curso no hospital da Vida… Doador de 16 anos de idade…
Será realizado captação de Coração…Lembrando que após a retirada, em no máximo 4 horas esse Coração já terá que estar no paciente que receberá o mesmo!
Mais uma vez Guarda Municipal, Samu, Polícia Militar e todos da saúde empenhados nesse belo gesto.
Que Deus abençoe a família doadora e que Deus traga felicidades
  à família do receptor ”.


- RB em tempo real