DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

Entre o corpo e a mente

Por Jéssica Rocha 12/01/2018 - 10:44 hs

As doenças psicossomáticas são aquelas que tem relação entre o corpo e a mente, são doenças que manifestam sintomas físicos, dor de estomago, batimentos cardíacos acelerados, manchas vermelhas ou roxas no corpo, suor excessivo entre outros são alguns desses sintomas. Os sintomas costumam aparecer em pessoas que tem altos níveis de estresse e ansiedade, alertando que algo está errado na parte emocional e sentimental.  Acontecem porque o estresse e a ansiedade fazem aumentar a atividade nervosa do cérebro, além de elevar os níveis de hormônios no sangue, como adrenalina e cortisol. Muitos órgãos do corpo, como intestinos, estômago, músculos, pele e coração têm ligação direta com o cérebro, e são os mais afetados por estas alterações. Com a persistência dos sintomas, é comum surgirem doenças que podem ser causadas ou pioradas por causas emocionais, como gastrite, fibromialgia, psoríase e pressão alta.

 

As pessoas mais afetas são as que sofrem situações como:

Desgaste profissional e carga horária de trabalho exagerada, Trauma na infância ou após acontecimentos marcantes, Situações de violência psicológica e de desmotivação, muita ansiedade e tristeza.

Não procurar tratamento para estas situações, por dificuldade em buscar ajuda ou por achar que é uma situação normal, pode agravar os sintomas ou causar doenças físicas.

 

Referências 

Alexander, Franz (1989). Medicina Psicossomática. Artes Médicas. Porto Alegre, 1989.

Chrousos, G. P. MD e Gold, P. W. MD. (1993) Os Conceitos e Distúrbios do Sistema de Estresse. Suplemento JAMA, Jan, Fev, Vol III nº. 1: 479-491. 


AGENDE SUA CONSULTA, LIGUE (67) 99608-9624